A disputa pelo mercado das bicicletas nunca esteve tão acirrada! Cannondale, Felt, Trek, Specialized, Pinarello, Colnago, Ridley, Wilier, Scott... tantas são as marcas e opções que aparecem a cada dia que nós realmente ficamos indecisos na hora de tomar uma decisão que vai influenciar ao menos uma temporada em nossas vidas de ciclistas amadores.
Mas qual bicicleta comprar? O que devo analisar na hora de tomar esta decisão? O que o mercado de revenda tem a ver com isso? Neste post vou tentar responder algumas perguntas, mas principalmente descrever alguns detalhes de bicicletas para que você possa sonhar um pouco mais.
FELT
A nova belezinha da Felt agora está mais leve e rígida do que nunca! Equipada com o Shimano Di2, rodas Mavic Ultimate e caixa central BB30 a bici ficou um sonho leve, muito leve!
A nova F1 tem linhas tradicionais, este foi o maior propósito de sua fabricação, trazer de volta à tona aquelas linhas bem antigas, estilo Caloi Eddy Merckx, com suas devidas proporções é claro.
Um quadro rígido, mas não desconfortável, com trama de carbono já conhecida e conceituada, tecnologia Nano Carbon que utiliza 3 diferentes tipos de carbono ao melhor estilo monocoque (peça única) o que lhe garantiu 100gr. a menos que o anterior. Basta um leve olhar no garfo reto para saber que a bici está mais arisca, rápida. Bicicleta de revenda garantida e ótima também para quem gosta de uma boa subida pois além de sua geometria favorável ela pesa 6,04kg. Topa? Ela pode ser sua!
CANNONDALE
Esta máquina da Cannondale tem um lema: Ser Leve! Um quadro que super leve que segundo o frabricante não perdeu a rigidez e muito menos diminuiu a sua durabilidade e resistência, isso graças ao sistema Ballis Tech que consiste em resinas super resistentes utilizadas em blindagens balísticas que promete superar até mesmo o CAAD 9, quadro mais resistente da marca.
A bici já era uma pena, agora equipada com o grupo Sram Red, que em minha opinião é a melhor coisa inventada até o momento para quem gosta de sprintar (fora o Di2 p/ sprinter que ainda não usei) e é muito leve, muito leve mesmo.
Esta bici segue a mesma linha da F1, desenho tradicional com trazeira e garfos mais retos desenhados não para dar conforto, mas sim maior velocidade ao ciclista. A revenda dessa bici também é interessante e ela já possui lojas que representam a marca no Brasil.
RiIDLEY
Ridley Noah, esta bici é feita em 3 versões diferentes e pertence a uma categoria diferente das duas acima, ela é uma bici aerodinâmica assim como as AR da Felt e por isso merece atenção. Ela não é tão leve quanto as demais, pesa algo perto dos 7,4kg, logo, conclui-se que definitivamente não é uma bici para quem gosta de subidas e segundo o fabricante, esse peso é compensado em sua aerodinâmica.
Quando Robbie McEwen era ciclista da Katusha, descreveu a Noah como a bicicleta mais veloz por ele pilotada. O fabricante afirma que ela alcança até 2kmh a mais do que as outras e 15watts a menos até chegar a velocidade de 50kmh. A bicicleta é feita para sprinters e passistas. A desvantagem da Noah está bem aparente, é este canote de selim integrado que para quem faz viagens aéreas é um verdadeiro pesadelo devido ao alto risco que a bici corre de ser quebrada. Conheço duas pessoas que têm bagagem no assunto que pilotaram esta máquina e gostaram muito mesmo, fica uma indicação. Quanto a revenda, por ser uma bici diferenciada não deve ser difícil de vender, mas o tal do canote integrado pode dificultar um pouco essa negociação.
Felt AR
Na AR1, o carbono é o mesmo da F1 (Nano Carbon) e seu desenho é totalmente aerodinâmico. De linha ela vem com Shimano Di2, rodas Mavic Cosmic e rigidez, muita rigidez que transforma toda a força imprimida sobre os pedais em velocidade rumo a vitória. Como nas bicis anteriores, conforto não é a palavra chave, mas sim performance. Essa bicicleta é muito arisca, observe como seu garfo é reto e a curta distância entre as rodas e os tubos que as rodeiam.
A bici pesa 6,9 kg, um pouco mais pesada que a antiga AR Team Garmin (Tavez devido ao Di2 e também às rodas, a Team eram as ultimate). A proposta dessa bici é a de a cada km pedalado você economizar força, cortar o vento e sprintar sem perder nada de potência devido à rigidez do quadro. A vantagem é que ela não tem canote integrado o que facilita a revenda e também na hora de embalar a bici para viagens.
SPECIALIZED
Specialized não poderia ficar de fora da linha de bicis aerodinâmicas e nesta matéria ela aloprou geral, contratou os manipuladores de fibra de carbono da McLaren.
A edição Avenge McLarem é algo fora dos padrões da beleza, uma verdadeira tunning que enche os olhos de qualquer pessoa.
Mas vamos nos ater à edição S-Works Venge DA, que se encontra no site da marca. Ela tem quadro monocoque desenhado para garantir grande rigidez, desempenho e pouco peso, mas este não é informado no site. Com certeza ela é muito rígida, numa matéria do cyclingnews ficou claro que ela é a mais rígida das bicicletas até o presente momento. Como proposta a bici apresentou as mesmas da Noah e AR, bicicletas para chegada e passo, só que esta tem um algo mais, o grafismo, que combinação bonita esta da S-Works. A revenda da marca não parece ser ruim, ainda mais que ela não vem com canote integrado.
COLNAGO C59
Falar de uma marca como a Colnago não é nada difícil porque nunca ouvi alguém que já usou falando mal da marca.
As bicicletas Colnago estão entre as mais antigas do ciclismo e despertam o desejo de qualquer ciclista. Qualquer um que entende ao menos um pouquinho de nada do esporte, sabe que a Colnago dispensa comentários, mas não uma boa quantia em dinheiro para adquiri-la.
Esta da foto é uma edição especial, foram feitas apenas 150 unidades, é a C59 Italia 150Th. Topa? Tem bala na agulha? Pilotar uma Colnago é como pilotar uma Ferrari, não é sem motivo que a própria Ferrari escolheu a marca para fazer sua bicicleta, a lendária Colnago Ferrari que tem poucas edições, um valor bastante alto e quem já viu de perto ficou meio insatisfeito com pequenas falhas que não são aceitas por um público exigente como os compradores de Colnago. Revenda da bici não é tão fácil pelo alto valor, mas com certeza quem tem grana compra uma, é como desfilar nas pistas com uma bici de grife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário