quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

UCI America Tour: Novo líder após Tours da Guatemala, Bolívia e Equador


Três excursões nacionais na América Central e do Sul animaram o último mês de competição na UCI América Tour.

O primeiro evento deste mês foi a Volta da Guatemala (20-31 outubro), que atraiu uma boa participação estrangeira com as equipes da Venezuela, Colômbia e EUA. Depois de doze etapas da corrida dura o experiente atleta colombiano Giovanni Manuel Baez Alvarez, vencedor da etapa de contra-relógio e bem apoiado por uma forte equipe colombiana a UCI Continental Team UNE-EPM, tomou a classificação geral.

Uma semana depois foi a vez da Volta da Bolívia (7-14 novembro), uma turnê nacional muito bem seguido pelos espectadores e da mídia local. Mais de 80 participantes divididos entre países como Venezuela, Colômbia, Equador, Chile, Hungria, Argentina e Bolívia disputaram as oito etapas deste evento. O favorito local, Oscar Soliz terminou com uma clara vantagem de quase quatro minutos sobre o seu rival mais próximo, Carlos Galviz (VEN). O campeão da UCI America Tour, Gregorio Ladino Vega estava fazendo sua estréia competindo na edição de 2010 e terminou em quinto no geral, conquistando alguns pontos valiosos. O fato de que apenas 55 dos 81 ciclitas terminaram a Volta da Bolívia demonstra a dificuldade do evento.

E, finalmente, na mesma área geográfica, a Volta do Equador (19-22 novembro) atraiu competidores de Colômbia, Peru, Argentina e República Dominicana, entre outros. A vitória final foi decidida na última etapa com um ataque forte e oportuno do atleta local Guan Byron de la Cruz, que cruzou a linha de chegada com uma vantagem clara no último dia. Ao fazer isso, ele também reivindicou a vitória na classificação geral, para a alegria dos adeptos locais. Ele foi seguido pelo seu compatriota Ramiro Calpa em frente seis membros da equipe colombiana.

Após estes três turnês nacionais, os pontos UCI estão agora espalhados por muitos atletas. O novo líder do UCI America Tour, Juan Pablo Suarez Suarez (COL), que terminou em segundo lugar na Guatemala, após vestir a camisa do líder durante seis dias.

No próximo mês a corrida vai visitar o Paraguai, comemorando seu bicentenário, com a ciclística Volta do Bicentenario Paraguay (02-5 dezembro) e Costa Rica para a sua cada vez mais popular Volta Internacional (17-29 dezembro).

COMENTÁRIO: FIQUEI ME PERGUNTANDO E O BRASIL!? PQ NÃO PARTICIPA!? APOSTO QUE MUITO DOS LEITORES NÃO SABIAM QUE EXISTIA O UCI AMERICA TOUR NEM QUE A COSTA RICA TEM UMA FAMOSA VOLTA INTERNACIONAL.

Fonte: UCI – UNION CYCLISTE INTERNACIONALE

Nenhum comentário: