quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
BIOLOGICAL PASSPORT – PASSAPORTE BIOLÓGICO
UCI - UNION CYCLISTE INTERNACIONALE
O que é um passaporte biológico?
O passaporte biológico é um registro individual eletrônico para cada ciclista, no qual os resultados dos testes de doping durante um período de tempo são intercaladas. O passaporte para cada ciclista contém:
• os resultados dos testes de urina individual;
• os resultados das análises de sangue individual;
• um perfil hematológico composto pelos resultados combinados dos parâmetros hematológicos analisados em uma série de amostras de sangue;
• um perfil de esteróides consiste no resultado combinado dos níveis de esteróides em uma série de amostras de urina.
Quais ciclistas teem um passaporte?
Em 2010, os ciclistas abaixo participaram do programa de passaporte:
• todos os participantes inscritos com uma equipa UCI ProTour,
• todos os participantes inscritos com um profissional da UCI Continental Team, que é concedido um Wild Card Label,
• todos os participantes inscritos com um profissional da UCI Continental Team que tem sido recusado o Wild Card Label, mas decidiu participar do programa do passaporte biológico, pagando o custo total do programa por ciclista na equipe,
• outros ciclista, determinado pela UCI.
Que tipo de testes serão realizados em ciclistas do programa de passaporte?
Em 2010, cada ciclista terá:
• exames de sangue, a maioria dos quais serão coletadas fora de competição, para os fins do perfil hematológico,
• testes de urina, a maioria dos quais serão coletadas fora de competição, para os fins do perfil de esteróides,
• exames de sangue autônomo coletadas antes e durante a competição em relação às raças específicas,
• adicionais fora de ensaios de competição, se necessário, para acompanhamento de teste ou de destino.
Quando é que as amostras serão coletadas?
Amostras de sangue e urina podem ser coletadas durante uma corrida, durante períodos de preparação / formação ou durante a estação não-competitivas. O ciclista deve esperar ser solicitado a fornecer uma amostra de sangue ou de urina em qualquer época do ano e em qualquer lugar.
Todas as amostras serão coletadas pela UCI autorizado ou Nacional Antidopagem Organizations (Organizações Nacionais Antidopagem) oficiais coleta da amostra. coletores de sangue que possuem qualificações adequadas aprovado pela UCI ou a Organizações Nacionais Antidopagem correspondente.
O que é um perfil hematológico?
O perfil hematológico sobre o programa anti-doping da UCI está em vigor desde 2008.
Uma série de testes de cada ciclista é organizado em um perfil que permite que os limites individuais para cada ciclista a ser estabelecida. Cada amostra é comparada com a do próprio indivíduo "normal" níveis hematológicos. Qualquer variações significativas podem ser avaliados para a manipulação de sangue possível.
A abordagem se baseia no conceito de detecção "indirecta". Os peritos científicos não realmente "ver" uma substância proibida na amostra. Em vez disso, eles irão comparar os parâmetros da nova amostra para os parâmetros medidos nas amostras anteriores. Desta forma, flutuações nos níveis dos ciclistas que pode indicar que há manipulação. É impossível para um ciclista manter um perfil constante, se ele está manipulando o seu sangue para melhorar o desempenho e / ou manipular o seu sangue para evitar a detecção por meio de um controle de doping.
Como amostras de sangue coletadas para o perfil hematológico serão analisadas?
Diretrizes Operacionais Passaporte Biológico, foram aprovadas pelo Conselho Executivo da AMA, na sua reunião de Estocolmo, em 01 dezembro de 2009. A UCI estava envolvido na elaboração e finalização das Diretrizes desde ciclismo foi o primeiro esporte a apresentar o passaporte biológico.
As amostras de sangue serão analisadas e os resultados analisados em três etapas como segue:
1. Cada amostra será analisada por um laboratório que é aprovado pela AMA ou a UCI e tem os equipamentos necessários e pessoal de competência adequado. Atualmente há 14 laboratórios acreditados pela AMA. 3 são utilizadas pela UCI no momento que todos tiverem sido credenciados pelo Centro de Controle de Suisse de la Qualité (Swiss Quality Control Centre).
Note-se que as medições de valores para o passaporte biológico (hemoglobina, hemoglobina plasmática livre, reticulócitos, índice de estimulação, hematócrito) não apresenta qualquer dificuldade técnica especial.
2. O modelo estatístico desenvolvido pelo Laboratório de Lausanne, será aplicado aos resultados da análise para determinar uma pontuação perfil anormal do sangue.
3. A pontuação perfil anormal do sangue é então submetida à interpretação por um painel de cientistas independentes; este painel recomenda, então, a ação a ser tomada pela UCI.
Pode o perfil hematológico ser usado para abrir um "caso de doping"?
Sim. O perfil hematológico abre novas portas para a detecção de ciclista que optam por manipular injustamente seu sangue para melhorar seu desempenho.
A avaliação científica do perfil de um ciclista aplica princípios semelhantes aos utilizados na medicina forense para determinar a probabilidade de culpa. Uma vez que são recolhidas provas suficientes que determina a anomalia em um nível acordado de certeza, um painel de peritos científicos recomendam que a UCI pede uma explicação alternativa do cavaleiro antes de eventual abertura de processos disciplinares para uma violação da regra anti-doping.
Se o painel de peritos científicos não aceita a explicação do piloto, ou se o condutor não apresentar uma explicação alternativa, a UCI irá provavelmente abrir um caso de violação da regra anti-doping afirmado contra o ciclista. Uma vez que a UCI está confiante que o ciclista recebeu uma notificação da violação da regra anti-doping afirmado, a equipe, a Federação Nacional ea AMA serão informados. Nesse ponto, uma declaração factual curto público será feito.
Espera-se que um perfil de seis testes vai permitir a detecção de manipulação de sangue. Em alguns casos, um menor número de ensaios podem ser necessários para detectar doping.
Esta violação deve ser baseada no artigo 15.2 do Anti-Doping da UCI Regras - "o uso ou tentativa de uso de um método proibido".
Para apoiar esta regra, a Lista de Substâncias Proibidas e Métodos Proibidos mantida pela AMA é incorporada no anti-doping da UCI Regras. Seção M1 da Lista de Substâncias Proibidas prescreve ao "reforço da transferência de oxigénio através do sangue de doping" como um método proibido.
A sanção prevista para uma primeira infracção por esta regra é uma suspensão da competição por dois anos.
Qual é o custo do passaporte biológico?
O custo total da criação de passaportes para os ciclistas aplicável é de € 4.500.000 em 2009.
O custo do programa é compartilhada entre a UCI e as partes interessadas-chave, incluindo o ProTeams UCI, UCI Continental Profissional equipes, organizadores e pilotos.
É o passaporte biológico da UCI um sucesso?
Sim. O passaporte biológico tem sido um grande passo em frente. Faz parte dos esforços contínuos já realizadas pela UCI para eliminar o doping do ciclismo. A UCI tem sido pioneira na utilização de parâmetros hematológicos para a detecção e prevenção da dopagem atividades desde 1998.
Esta abordagem para o antidoping:
• baseia-se importantes novos métodos científicos de detecção indirecta,
• utiliza sofisticados instrumentos estatísticos para interpretar os resultados,
• usa uma seqüência de testes para proporcionar maior sensibilidade no teste.
Isso permitiu a detecção de ciclistas que utilizam métodos de doping sangüíneo ou esteróides endógenos, tais como a testosterona. Desde 2009, os processos disciplinares foram instaurados contra nove ciclistas. Outros resultados negativos foram o resultado direto de um teste de urina realizado direcionados imediatamente após um exame de sangue provocado um perfil hematológico incomum dentro do programa do passaporte biológico.
Uma vez que um ciclista está incluído no programa do passaporte biológico, torna-se impossível para ele escapar da detecção, se ele usa o sangue ou manipulações esteróides para melhorar o desempenho.
Estamos fechando a lacuna sobre trapaceiros.
FONTE: UCI - UNION CYCLISTE INTERNATIONALE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário