Um documento vazado da Shimano indica que a próxima geração do grupo Dura-Ace, a ser lançada em 2013, deve vir com um cassete de 11 velocidades. Quem conseguiu o furo foi a revista Bicycling, e a reportagem estáaqui.
Como sempre a Shimano não confirmou nem desmentiu a informação. Existem boatos também que a SRAM se prepara para lançar um novo grupo Red, mas ainda nenhuma informação sobre se esse grupo será eletrônico ou não.
Das diferenças e evoluções principais desse novo grupo Dura-Ace, chamado de 9000 (o atual é o 7900), esta o peso, o novo será 67gramas mais leve, e passadores mais macios, com 38% de redução no esforço quando trocando as marchas. Várias outras modificações foram incluídas em todos os componentes do grupo, desde os pedais até a corrente (mais fina), passando por uma nova gama de rodas. No desenho abaixo vocês podem ver toda a linha de produtos planejados.
Sobre a diferença de um cassete de 11 velocidades contra um de 10, bom, não há muito que dizer a não ser uma troca de marchas mais progressiva. No grupo Campagnolo de 11 velocidades, lançado em 2009, o cassete apresenta uma coroa a mais entre as coroas 17 e 19, enquanto no Dura-Ace a progressão vai do 17 para o 19, tornando a troca mais brusca.
Outro ponto interessante é que o documento descreve dois freios a disco mecânicos, para cyclocross. Nesse ano a UCI finalmente autorizou o uso de freios a disco para as Cyclos, e eu acredito que isso é o primeiro passo para estudar a viabilidade desses freios em bikes de ciclismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário