domingo, 9 de outubro de 2011

Go Aero




Todos nós sabemos o quão importante é a aerodinâmica no ciclismo. A busca por ganhos vindos de uma melhor aerodinâmica se tornou clara nas Olimpíadas de Los Angeles de 84, no ciclismo de pista. Em ’89 LeMond – com uma melhor aerodinâmica que Fignon – levou o Tour por meros 8s de diferença. Tudo muito belo e muito bacana, mas a questão é: o que vale a aerodinâmica para um ciclista amador, sem acesso a túneis de vento e peças específicas para cada situação de corrida?

A primeira coisa a saber é que o arrasto aerodinâmico de uma bicicleta convencional é de apenas 1/3 de quando o conjunto bicicleta + ciclista está formado. Ou seja, é muito mais eficiente buscar formas de reduzir o arrasto via ciclista que via bicicleta.

Então, se você tem interesse em impressionar naquela corridinha do final de semana, e não ta lá podendo gastar muito, eis aqui umas dicas para economizar uns (baitas) segundos (considerando uma distância de 40km percorrida a uma velocidade média de 37km/h – tempo total: 1h05min):

- Remover a garrafinha e suporte: 26s.
- Raspar as pernas: 5s (ta aí o argumento que você precisava para explicar o porque de raspar as pernas).
- Meias de Nylon: 4s.
- Shoe Covers: 13s .
- Skinsuit de manga curta: 29s.
- Capacete aero: 47s.

Agora, se você ta querendo impressionar – e gastar – um pouco mais, é bom saber que:

- Garrafinha aero Benotto (com suporte): 15s
- Roda dianteira montada: aro Araya com cubo Dura Ace e raios Hoshi e pneu Avocet de 190g: 44s
- Roda traseira (com as mesma especificações, só que com 32 raios): 18s
- Roda de disco dianteira: 66s (só reze para não pegar um vento lateral)
- Roda de disco traseira: 33s

O artigo foi publicado originalmente em alemão aqui, mas existe um estudo baseado nele em inglês aqui, inclusive com mais alguns dados curiosos.

Alguém aí sentiu diferença quando começou a usar componentes mais aero?

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