domingo, 25 de setembro de 2011

Mundial de Ciclismo – Resultados Estrada Elite Masculino



Cavendish de arco íris em 2012



Marc Cavendish é o novo campeão do mundo, numa corrida ao jeito dos grandes sprinters, algo monótona, como foram as provas anteriores, apesar de terem existido algumas fugas, a ultima das quais neutralizada a cerca de 5 kms do risco de chegada.



Com a equipa de Inglaterra sempre na vanguarda do pelotão, Cavendish sentiu-se sempre apoiado, apesar de nos últimos mil metros ter sido obrigado a procurar o caminho para a meta sem grande ajuda dos colegas de equipa.

Quando a cinco kms da meta, Voeckler, N, Sorensen, Lodewyck e Hoogerland foram alcançados, um pelotão compacto, discutiu o triunfo numa estrada em que todos tiveram oportunidade de trabalhar. Cavendish pode agradecer a Goss lhe ter deixado a parte direita da estrada livre, para passar entre si e as barreiras, erro que lhe poderá ter custado o título.

Mas Cavendish quando arrancou a 150 metros do risco não deu hipóteses a quem quer que fosse, sagrando-se campeão do mundo, que lhe confere um outro título honorífico de melhor sprinter do mundo, à frente do australiano Matteew Goss e de André Greipel, terceiro, decidido na photo finish, muito embora ficássemos sem saber quem primeiro cortou o risco de chegada: Greipel ou Cancellara.

Embora sem equipa ainda definida, pelo menos Cav já sabe a cor da sua camisola para 2012, a de arco íris, um êxito que volta a Inglaterra 46 anos depois, sucedendo a Tom Simpson.

Quanto à zselação nacional, comportamento meritório e positivo, com Rui Costa na 15ª posição, logo seguido por Manuel Cardoso, com os restantes colegas de equipa a chegarem integrados no pelotão, com excepção de Nelson Oliveira vitima de queda. Uma queda que impediu um dos principais favoritos de discutir até ao fim o seu título mundial. Referimo-nos a Thor Hushvod.





1 Mark Cavendish (Great Britain) 5:40:27
2 Matthew Harley Goss (Australia)
3 André Greipel (Germany)
4 Fabian Cancellara (Switzerland)
5 Jurgen Roelandts (Belgium)
6 Romain Feillu (France)
7 Borut Bozic (Slovenia)
8 Edvald Boasson Hagen (Norway)
9 Oscar Freire Gomez (Spain)
10 Tyler Farrar (United States Of America)
11 Denis Galimzyanov (Russian Federation)
12 Peter Sagan (Slovakia)
13 Anthony Ravard (France)
14 Daniele Bennati (Italy)
15 Rui Costa (Portugal)
16 Manuel Antonio Leal Cardoso (Portugal)
17 Philippe Gilbert (Belgium)
18 Michael Morkov (Denmark)
19 David Veilleux (Canada)
20 Grega Bole (Slovenia)
119 Rafael Andriato (Brazil)
149 Gregory Panizo (Brazil) a 8’54″
DNF Otavio Bulgarelli (Brazil)

Nenhum comentário: