A equipe colombiana EPM-UNE repetiu o excelente desempenho que demonstrou na Volta de Gravataí de 2010 e confirmou a fama de favorita para o trecho de serra do Tour do Rio.
Especialistas em subidas e descidas, os colombianos dominaram os três primeiros lugares do pódio na etapa de 120,3km entre Três Rios e Teresópolis. Juan Suarez (foto acima) fechou o percurso em 2h53min16s e agora veste a camisa amarela de líder na classificação geral com 16 segundos de vantagem sobre Rafael Andriato, da equipe italiana Petroli Fizenze.

Os colombianos Juan Suarez e Jaime Castañeda
O dia foi da equipe colombiana, que colocou três atletas no pódio da etapa. Jaime Castañeda ficou em segundo e Edward Beltran em terceiro. Na geral, o time colombiano tem cinco atletas entre os sete primeiros colocados.
“Estou me preparando desde janeiro para essa prova. O terreno aqui é parecido com a Colômbia, com bastante
subidas. Meus companheiros me ajudaram a vencer. Agora vamos trabalhar para manter a boa colocação”, disse Suarez, destacando o desempenho dos brasileiros na etapa. “Os ciclistas do Brasil estão com um nível muito bom”, elogiou.
O paulista Renato Sebra (Dataro/Foz do Iguaçu) foi um dos principais nomes brasileiros da etapa. Seabra assumiu a liderança do ranking de montanha e vestirá a camisa branca de bolinhas vermelhas. Seabra tem 12 pontos, contra 10 do colombiano Juan Suarez e de Antonio Nascimento (Funvic/Pindamonhangaba).
“Vou fazer de tudo para tentar manter a camisa. A equipe fez um grande trabalho na serra. Os colombianos são muito fortes e estão com um bom ritmo, já que acabaram de competir a Volta da Colômbia”, disse Seabra, prevendo ainda mais dificuldade entre Teresópolis e Rio das Ostras, na quarta etapa do Tour do Rio. “Vai ser muito duro, não só pela quilometragem mas também pelo desnível”, prevê o atleta, de Marília.
A camisa verde segue com o argentino radicado no Brasil Edgardo Simon (Padaria Real/Caloi/Céu Azul/Sorocaba), vencedor da primeira etapa que ocupa a 13a posição no geral após o resultado de hoje. O paulista Rafael Andriato (Petroli Firenze), vencedor da segunda etapa entre Volta Redonda e Três Rios, foi novamente o brasileiro mais bem colocado (sétimo lugar) e está em segundo na geral a 16 segundos do líder.
“Estou muito satisfeito com a minha colocação, pois cheguei entre os montanhistas, que não é minha especialidade”, falou Adriato, que compete pela equipe italiana há duas temporadas. Andriato venceu uma e ficou em segundo em duas etapas até agora.
O Tour do Rio prossegue nesse sábado com a quarta etapa, que será a jornada mais longa dessa edição. Serão 197,6km até Rio das Ostras, na Região dos Lagos. A chegada na Lagoa Iriri está prevista para 11h45min.
RESULTADOS
TERCEIRA ETAPA – 120,3km – 41,65km/h
1. Juan Suarez (EPM UNE Colômbia / COL) – 2h53min16
2. Jaime Castaneda (EPM UNE Colômbia COL) – 2h53min38
3. Edward Beltran (EPM UNE Colômbia / COL) – 2h53min38
4. Tyler Wren (Jamis Sutter Home Pro Cycling / EUA) – 2h53min38
5. James Driscoll (Jamis Sutter Home Pro Cycling / EUA) – 2h53min38
CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS TRÊS ETAPAS
1. Juan Suarez (COL / EPM UNE Colômbia)
2. Rafael Andriato (BRA / Petroli Firenze)
3. Jaime Castaneda (COL / EPM Colômbia)
4. Edward Beltran (COL / EPM UNE Colômbia)
5. Javier Gomez (COL / EPM UNE Colômbia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário