Nunca em anos anteriores o Tour ficou tão marcado pelo elevado numero de quedas, como as verificadas este ano, em especial por parte de ciclistas influentes na discussão da corrida.
Estará a prova desprovida dos seus principais atores, a muitos dias do fim ?
Será difícil para o espectáculo da corrida alguns nomes como , Vinoukourov, Wiggins, Horner. Van Den Broeck serem substituídos por outros presentes na prova, o problema agudiza-se quando se pressente que Alberto Contador não está nas melhores condições, como o demonstrou na etapa ganha por Rui Costa. A pedalada do vencedor do Tour do ano passado indicava uma defesa do ciclista para qualquer parte dos seus membros inferiores. Agora veio a confirmar-se que tem uma lesão no joelho direito que poderá ser limitativo no futuro.
A calhar, vai saber bem, o dia de descanso de amanhã, não só para Contador mas também para Kloden que, no final da etapa de hoje foi transportado ao hospital para despistar as causas das dores lombares que o apoquentaram durante toda a etapa.
Também Gesink poderá recuperar amanhã, e recompor-se para o início d fase decisiva da prova.
Com quedas ou sem quedas, neste momento já vão em 18 os abandonos do Tour.
O mais notado será, sem duvida o de Vinoukourov: primeiro porque era o ultimo Tour, segundo porque era um atacante por excelência, capaz de explodir a corrida em qualquer momento.
FALTA DE SEGURANÇA ?
Não é muito comum no Tour as quedas provocadas por viaturas alheias à parte desportiva da corrida. Isto é, a carros e motos de imprensa ou outros. Não se trata de falta de segurança, mas pensamos que as coisas este ano não correm bem pelas bandas do Tour.
Passar um grupo de ciclistas no Tour, ou noutra prova exige perícia e conhecimentos por parte dos motoristas, mas também experiência e sagacidade por parte dos comissários da prova. A autorização de passagem naquele local foi um erro claríssimo do comissário, pois nenhum carro ou moto pode ultrapassar o pelotão ou um grupo de ciclistas sem a sua autorização. Naquele local não era admissível a autorização de passagem de qualquer carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário