sexta-feira, 22 de julho de 2011



Andy de amarelo, em dia de Contador

“ Dei tudo por tudo . Corri o Tour um pouco contra-natura, e ontem tive um golpe muito duro. Para mim era –me indiferente terminar em 5º ou 24º. Se não ganhava a geral, o resto pouco conta. Por isso hoje vim decidido a atacar.”- palavras de Contador no final da 19ª etapa, em que mais uma vez demonstrou a sua garra e a sua intolerância à acomodação.

Foi uma etapa épica, daquelas que dá gosto ver. Poucos kms, um percurso com três subidas do melhor que há no Tour e outras tantas descidas.
Na frente, logo praticamente à partida, um homem indiferente de quem seguia na sua roda, atacou, tanto forçou que acabou por ficar sozinho, contra tudo e contra todos, cedendo na parte final, mas mostrando que Contador, mesmo batido representa a alegria do ciclismo.


Quando atacou, Contador levou consigo os melhores, Franck e Andy, Evans e Voeckler. O primeiro a ficar para trás foi Franck seguiu-se Evans , este com uma avaria ( ?) e depois Voeckler, seguindo-se Andy.
O homem estava endiabrado, mas eram muitos kms sem ajuda de ninguém,. Na sua frente, quando se decidiu a atacar, já seguia Rui Costa, que grande corrida fêz o poveiro, que mais uma vez marcou presença numa etapa pela positiva e, sempre que pôde, ainda passou pela frente de Contador.

Mas traçado estava o destino. Tacticamente mal, Voeckler, ao contrário de muitos outros, tentou acompanhar Contador, mesmo quando Evans ficou para trás com uma avaria. Se o camisola amarela tem esperado pelo grande grupo e pelo australiano, talvez chegasse bem melhor posicionado. Forçou, sem “ motor” para tamanha empreitada, acabou por rebentar, deitando por terra o sonho de poder estar no pódio em Paris.

Perdida a amarela, a Europcar salvou a honra do convento, libertando Pierre Rolland, para poder discutir a liderança do Prémio da Juventude. E o delfim de Voeckler, não só acabou por praticamente vir a ser o vencedor da camisola branca, como acabou por ganhar a etapa.

Que grande Tour fez esta Europcar.

Que grande corrida fez Contador.

Que grande defesa pela discussão da corrida fez Cadel Evans.

Que má corrida fez Andy, que teve nas mãos a possibilidade de dormir descansado hoje, quando seguia na frente da corrida e não colaborou com Contador, limitando-se a ir na sua roda, em vez de se preocupar em eliminar definitivamente o australiano. Tivesse Andy dado uma ajuda ao “ Pistoleiro” e , talvez hoje já pudesse encomendar o champagne da vitória.

Assim, terá de aguardar pelo C/RI de amanhã. Bom, mas assim até foi melhor, pois o record de audiências televisivas poderá ser batido, em especial na Austrália, onde o possível êxito de Cadel Evans poderá redundar em feriado nacional na segunda feira, no país dos cangurus.

Quem não se deu nada mal com os ares alpinos foi Samuel Sanchez . Segundo na etapa, e virtual vencedor do Prémio da Montanha. Um grande Tour para o asturiano, que cumpriu o objectivo que tinha traçado neste Tour.

Por decidir, fica a camisola verde, com Cavendish a ficar com os mesmos quinze pontos de vantagem sobre Rojas.

Na verdade, hoje “ escassos” 83 ciclistas chegaram fora do controlo, com apenas um punhado de segundos depois do encerramento e, entre eles, o inglês que foi penalizado em mais 20 pontos. Mas, desta feita teve mais sorte, Rojas seguia na mesma carruagem do ciclista da HTC e, também ele foi penalizado com os mesmos 20 pontos.

No final de tudo, o lamento do campeão “ Foi pena não ter ganho a etapa.”- remorsos de Contador que, subiu ao pódio como super combativo do dia.

Por seu turno, Andy cumpriu o seu sonho, vestindo a amarela, nem que seja por um dia ?

Classificação da 19ª etapa:
1. ROLLAND Pierre TEAM EUROPCAR 3h 13′ 25″
2. SANCHEZ Samuel EUSKALTEL – EUSKADI + 00′ 14″
3. CONTADOR Alberto SAXO BANK SUNGARD + 00′ 23″
4. VELITS Peter HTC – HIGHROAD + 00′ 57″
5. EVANS Cadel BMC RACING TEAM + 00′ 57″
6. DE GENDT Thomas VACANSOLEIL-DCM + 00′ 57″
7. CUNEGO Damiano LAMPRE – ISD + 00′ 57″
8. SCHLECK Frank TEAM LEOPARD-TREK + 00′ 57″
9. SCHLECK Andy TEAM LEOPARD-TREK + 00′ 57″
10. HESJEDAL Ryder TEAM GARMIN – CERVELO + 01′ 15″


1. SCHLECK Andy TEAM LEOPARD-TREK 82h 48′ 43″
2. SCHLECK Frank TEAM LEOPARD-TREK + 00′ 53″
3. EVANS Cadel BMC RACING TEAM + 00′ 57″
4. VOECKLER Thomas TEAM EUROPCAR + 02′ 10″
5. CUNEGO Damiano LAMPRE – ISD + 03′ 31″
6. CONTADOR Alberto SAXO BANK SUNGARD + 03′ 55″
7. SANCHEZ Samuel EUSKALTEL – EUSKADI + 04′ 22″
8. BASSO Ivan LIQUIGAS-CANNONDALE + 04′ 40″
9. DANIELSON Tom TEAM GARMIN – CERVELO + 07′ 11″
10. ROLLAND Pierre TEAM EUROPCAR + 08′ 57″

Nenhum comentário: