sábado, 7 de maio de 2011



Giro: Pinotti de rosa

Se o grande objetivo de Tiago Machado na presente Volta a Itália é bater-se com os melhores diga-se que o famalicense leva já alguma vantagem sobre os seus rivais após o brilhante arranque da Radioshack na primeira etapa do Giro. Os comandados de José Azevedo fizeram uma prova irreprensível ao longo da das principais artérias de Turim e alcançaram a segunda posição, a 10 segundos da equipe vencedora da etapa, a HTC-Highroad. O italiano Marco Pinotti foi o primeiro a cortar o risco ganhando o direito a envergar a camisola rosa. Da Radioshack, apenas Robbie McEwen terminou primeiro que Machado posicionando-os no sexto e no sétimo lugar da geral individual dado que a HTC parou o cronómetro com apenas cinco corredores. O segundo lugar da “Shack” poderia ter sido ainda melhor: Ivan Ronry saíu de estrada e foi forçado a abandonar o comboio sendo, em seguida, a vez de Manuel Cardoso esgotar-se no deu contributo à equipa.

Na corrida à geral, Alberto Contador (Saxo Bank) acumula já vinte segundos de atraso para Machado após o oitavo lugar da sua equipa na tirada. Bastante melhor neste “aperitivo” estiveram outros candidatos: Vincenzo Nibali (Liquigas) está a 12 segundos de Machado e Michele Scarponi (Lampre), a 14 segundos do famalicense. Denis Menchov (Geox-TMC) fez ainda pior e conta já com um retardo de 43 segundos para o português.

Por sua vez, Bruno Pires deu as primeiras pedaladas na Volta a Itália tendo cortado o risco na companhia dos seus colegas de equipa da Leopard numa posição mediana: o 14º posto entre as 23 equipas classificadas.

CLASSIFICAÇÕES
1ª etapa: Venaria Reale – Turin 19.3km
Média de 55 km/h
1 HTC-Highroad 0:20:59
2 Team RadioShack 0:00:10
3 Liquigas-Cannondale 0:00:22
4 Omega Pharma-Lotto
5 Team Garmin-Cervelo 0:00:24
6 Lampre-ISD
7 Rabobank Cycling Team 0:00:26
8 Saxo Bank Sungard 0:00:30

Nenhum comentário: