
O belga Johan Van Summeren triunfou hoje diante os principais favoritos no Paris-Roubaix, uma vitória imprevisível que, além de premiar um dos eternos “equipiers” do pelotão internacional foi fruto do calculismo e sentido estratégico da Garmin-Cervélo. A colocação de Vansummeren no grupo da frente na segunda metade da corrida e o bloqueio de Thor Hushvod aos intuitos de Fabian Cancellara foram decisivos a um triunfo na rainha de todas as clássicas que, uma vez mais, protagonizou momentos únicos de emoção com sucessivas quedas – que o diga Tom Boonen ou Sylvain Chavanel – que contribuiram para o desenlace da corrida. Mais determinante foi, porém, a recusa de colaboração de Hushovd e Ballan quando se aproximaram da dianteira em condições de anularem a principal escapada.A janela de oportunidade fechou-se e Van Summeren, diante dos restante colegas de fuga – Tjlallingi, Bak e Rast – deitou a sua cartada no Carrefour l’Abre, abrindo caminho a uma vitória esforçada mas justa.
A maior dose de insatisfação veio mesmo de Cancellara que, com sucessivos ataques anulados – um deles, quiça decisivo, prejudicado por uma moto que o travou em pleno arranque – logrou o seu objectivo na última dezena de quilómetros da corrida, mas o seu esforço apenas lhe valeu colar-se ao grupo perseguidor que chegou a Roubaix com 19 segundos de atraso. Cancellara foi o mais forte do sprint e teve que contentar-se com o segundo lugar revelando que, embora fosse provavelmente superior aos rivais, não conseguiu a diferença de outros anos.
A prova contou ainda com a inesperada presença em fuga de Nélson Oliveira na sua primeira participação na prova. O português da Radioshack chegou a rodar no grupo de cabeça antes de ceder ao desgaste abandonando a prova à entrada do último terço da corrida. No pódio, depois de receber os parabéns de dois antigos vencedores, Cancellara e e do compatriota Peter Van Petegem, protagonizou ainda um outro inesperado momento e pediu em casamento a sua namorada.
CLASSIFICAÇÕES
Paris – Roubaix 2011 – 258 KM
1 Johan Van Summeren (Bel) Team Garmin-Cervelo 6:07:28
2 Fabian Cancellara (Swi) Leopard Trek 0:00:19
3 Maarten Tjallingii (Ned) Rabobank Cycling Team
4 Grégory Rast (Swi) Team RadioShack
5 Lars Ytting Bak (Den) HTC-Highroad 0:00:21
6 Alessandro Ballan (Ita) BMC Racing Team 0:00:36
7 Bernhard Eisel (Aut) HTC-Highroad 0:00:47
8 Thor Hushovd (Nor) Team Garmin-Cervelo
9 Juan Antonio Flecha Giannoni (Spa) Sky Procycling
10 Mathew Hayman (Aus) Sky Procycling
Nenhum comentário:
Postar um comentário