quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PEDALA BH – Programa de Incentivo ao Uso da Bicicleta



  • A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, criou o programa Pedala BH, reconhecendo os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte para a cidade e para os cidadãos: veículo de baixo custo de aquisição e de manutenção, não poluente, silencioso, flexível em seus deslocamentos e promotor da melhoria da saúde.

    O programa tem como objetivo promover ou resgatar o uso da bicicleta na capital, criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte. Para isso propõe ações que abrangem, desde a definição e implantação de rotas cicloviárias e estacionamentos, até campanhas de educação e de segurança no trânsito.

    Como veículo de transporte, os usuários poderão, por exemplo, utilizar a bicicleta em seu primeiro deslocamento até uma estação de integração, onde poderão deixá-la em segurança em um bicicletário, utilizando, em seguida, o ônibus ou o metrô para completar a sua viagem.

    Para maior comodidade dos ciclistas, serão instalados paraciclos para o estacionamento de bicicletas em vários locais da cidade.

    Ações

     - Implantar  cerca de 365 km de rotas cicloviárias estruturantes, correspondentes à rede principal planejada- Implantar rotas cicloviárias alimentadoras (ciclobairros)
    - Implantar estacionamentos para bicicletas, utilizando-se de parcerias públicas e privadas
    - Monitorar as ações efetivamente implantadas
    - Prospectar fontes de financiamento para o programa
    - Realizar campanhas educativas e de incentivo ao uso da bicicleta

    Resultados Esperados

    - Aumento do uso da bicicleta no conjunto das modalidades de transportes
    - Racionalizar o uso da via pública compartilhando-a com o uso da bicicleta
    - Disseminar o uso da bicicleta como promotora da saúde
    - Estabelecer  um convívio harmônico entre a bicicleta e modos motorizados

    Situação Atual

    Atualmente, a cidade tem 22 quilômetros de ciclovias. A maior parte dos trechos está implantada no entorno da Lagoa da Pampulha, na avenida Otacílio Negrão de Lima, entre a Igrejinha São Francisco e o Museu de Artes da Pampulha. Os demais estão localizados na avenida Tereza Cristina, próximo à Via Leste/Oeste até o final da própria avenida; Andradas, com início na Silviano Brandão até à avenida do Contorno; e avenidas 12 de Outubro e Vilarinho, em Venda Nova.

    A Prefeitura disponibiliza bicicletários (conjunto de vagas para estacionar bicicletas) e paraciclos (estacionamento individual) com utilização gratuita. Atualmente, eles estão na Estação BHBUS Venda Nova, na avenida Padre Pedro Pinto; na Savassi (rua Pernambuco com avenida Getúlio Vargas); Pampulha, Praça São Francisco em frente ao Parque Guanabara; Restaurante Popular da Região Hospitalar e nas estações São Gabriel e Barreiro.
map

Nenhum comentário: