domingo, 19 de setembro de 2010

Vicenzo Nibali campeão da 65ª Volta da Espanha

O norte-americano Tyler Farrar (Garmin-Transition) triunfou na 21ª e última etapa da Volta a Espanha após uma vitória segura sobre o seu arquirival Mark Cavendish (HTC-Columbia), que igualmente garantiu a sua presença no livro de ouro da prova com a conquista da camisa verde. Manuel Cardoso (Footon-Servetto) voltou a entrar no “top-ten” com chegada no pelotao conseguido o sétimo lugar na etapa que se concluiu na Praça Cibeles onde o italiano Vicenzo Nibali (Liquigas) foi consagrado como vencedor da 65ª Volta a Espanha.

A derradeira etapa guardou os seus principais momentos de emoção para o sprint final no termo do circuito urbano de 12 voltas que preencheu a jornada de consagração do vencedor e demais resistentes de três semanas de competição. Cavendish foi lançado por Matthew Goss mas foi Farrar, do lado aposto, que surgiu como vencedor de etapa. No duelo da classificação por pontos, a única ainda em aberto, Cavendish levou a melhor sobre Farrar com um avanço de sete pontos. Manuel Cardoso, na sua primeira Volta a Espanha, foi 12º desta classificação tendo o terceiro lugar da  etapa como melhor resultado. Na geral, o português da Footon-Servetto foi 128º, a 3h36m29s.


A 65ª edição da Volta a Espanha foi festejada na Praça Cibeles com coros em italiano após a quinta vitória transalpina na história da competição. No pódio, o siciliano Nibali – “o tubarão”, como é apelidado – foi acompanhado por Ezequiel Mosquera (Xacobeo-Galicia) e pelo eslovaco Peter Velits (HTC-Columbia), os seus mais diretos adversários e que distam em 43 segundos e 3m04s, respectivamente. Para a história desta Vuelta valoriza-se o sangue-frio de Nibali no duelo que manteve com Ezequiel Mosquera na “bola do mundo”. Antes, Joaquim Rodriguez e Igor Antón foram protagonistas de uma prova que inicialmente lhes atribuiu um favoritistismo que tinha data de validade: a queda de Antón a caminho de Covadonga .

Equipe Katusha


Nas restantes classificações, além de Cavendish, subiram ao palanque com vista para a Puera de Alcalá o francês David Moncoutie que revalidou, pela terceira ocasião sucessiva, a conquista da camisa de melhor escalador. Nas contas das equipes foi a russa Katusha quem festejou o poder do colectivo na capital espanhola.

CLASSIFICAÇÕES
21ª Etapa
1 Tyler Farrar (USA) Garmin-Transitions 2:02:24
2 Mark Cavendish (GBr) Team HTC-Columbia
3 Allan Davis (Aus) Astana
4 Wouter Weylandt (Bel) Quick Step
5 Matthew Goss (Aus) Team HTC-Columbia
6 Grega Bole (Slo) Lampre-Farnese Vini
7 Manuel Cardoso (Por) Footon-Servetto
8 Samuel Dumoulin (Fra) Cofidis, le crédit en ligne
9 Juan-Jose Haedo (Arg) Team Saxo Bank
10 Danilo Hondo (Ger) Lampre-Farnese Vini

Geral individual
1 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Doimo 87:18:31
2 Ezequiel Mosquera (Spa) Xacobeo Galicia 0:00:43
3 Peter Velits (Svk) Team HTC-Columbia 0:03:04
4 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:04:22
5 Frank Schleck (Lux) Team Saxo Bank 0:04:45
6 Xavier Tondo (Spa) Cervélo Test Team 0:04:54
7 Nicolas Roche (Irl) Ag2R-La Mondiale 0:05:05
8 Carlos Sastre (Spa) Cervélo Test Team 0:06:08
9 Tom Danielson (USA) Garmin-Transitions 0:06:18
10 Luis-Leon Sanchez (Spa) Caisse d’Epargne 0:07:44

Nenhum comentário: